top of page
Notícia

Início / Notícias / Notícia

30 de janeiro de 2019

Lançado o Bluetech Accelerator, dirigido às Start-Ups do Mar

Com o apoio do Programa EEA Grants 2014-2021 – Crescimento Azul, e que contou com a presença de S.Exa. O Embaixador da Noruega - Anders Erdal

“A oportunidade para Portugal se tornar um hub digital de tecnologia azul é agora”, disse a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante o lançamento do Bluetech Accelerator, um programa de aceleração de start-ups ligadas à Economia do Mar que, nesta primeira edição, terá como foco estratégico o setor portuário, do shipping e da logística marítima.

 

O lançamento deste programa do Ministério do Mar e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) contou com a presença dos principais stakeholders do setor do mar e da inovação marítima portuguesa, a quem a Ministra do Mar deixou o mote: “Vamos acelerar para fazer acontecer o nosso mar”.

 

O evento incluiu a entrega dos galardões Bluetech Pioneers às entidades que contribuem para a dinamização deste acelerador:

  • Ministério do Mar

  • FLAD

  • DGPM

  • Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo

  • Administração dos Portos de Sines e do Algarve

  • Grupo E. T. E.

  • Inmarsat

  • Portline Ocean Management

  • Tekever

  • Beta-i

 

O Bluetech Accelerator tem como principal desígnio a criação de um ecossistema de inovação na Economia do Mar portuguesa. Pretende-se identificar, selecionar e capacitar as start-ups com modelos de negócios sustentáveis e com potencial de integração de pilotos junto dos grandes players nacionais e internacionais da Economia Azul.

 

O Bluetech Accelerator faz parte do programa Ocean Portugal, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Mar e pela FLAD, que visa desenvolver a inovação azul e empreendedorismo. Vem ainda responder a uma das diretrizes estratégicas do Governo para aumentar o peso económico da Economia do Mar e que passa pela implementação de políticas e iniciativas que estimulem o aumento da intensidade tecnológica e da sofisticação dos modelos de negócio dos setores tradicionais do mar.

Salienta-se que este evento recebeu também apoio do Programa EEA Grants 2014-2021 - Crescimento Azul, tendo contado com a participação da Dra. Susana Ramos - Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).
O evento contou ainda com a presença de SExa. O Embaixador dos EUA - George Edward Glass, e de SExa. O Embaixador da Noruega - Anders Erdal, que receberam igualmente o galardão de Bluetech Pioneers.

 

Para mais informações e todas as novidades do Bluetech Accelerator, consulte o site http://bluetechaccelerator.com.

Partilhar este conteúdo:

bottom of page