top of page

Partilhar este conteúdo:

facebook.png
twitter.png
linkedin.png
20 de julho de 2020
EEA Grants Programa Crescimento Azul: DGPM assina contrato de 2M€ com o IPMA para upgrade do Navio de Investigação Mar Portugal

O Auditório Magalhães do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA I.P.), foi o palco escolhido para a cerimónia presidida pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, para assinatura do Projeto Pré-definido «Mar Portugal – Novos equipamentos de mapeamento do fundo marinho e coluna de água», no âmbito do Programa Crescimento Azul das EEA Grants Portugal.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes, do embaixador da Noruega em Portugal, Anders Erdal, da Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão, Susana Ramos, da Diretora-Geral da Direção-Geral de Política do Mar (enquanto Operador do Programa Crescimento Azul 2014-2021), Helena Vieira, do Presidente do IPMA (enquanto Promotor de Projeto), Miguel Miranda e de ilustres convidados.

 

O principal objectivo do Programa Crescimento Azul das EEA Grants Portugal é aumentar a criação de valor e o crescimento sustentável na economia azul portuguesa. Adicionalmente, pretende também aumentar capacidade de a investigação e promover a educação e a formação nas áreas marinha e marítimas, referiu Helena Vieira, que, juntamente com Miguel Miranda, abriram a sessão e deram as boas-vindas aos presentes.

 

O Projeto «Mar Portugal – Novos equipamentos de mapeamento do fundo marinho e coluna de água» pretende alavancar a capacidade de investigação oceânica deste Navio (adquirido pelo IPMA no anterior programa das EEA Grants Portugal) para outros domínios enriquecendo também a robustez dos estudos já efetuados, nomeadamente, ao nível dos trabalhos relacionados com a aplicação da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha.

O IPMA, enquanto Promotor de Projeto, e em parceria com o Instituto de Investigação Marinha da Noruega (Institute of Marine Research), irão implementar o projeto durante cerca de 20 meses, no valor aproximado de 2,5 milhões de euros, com um apoio financeiro no âmbito do Programa Crescimento Azul do EEA Grants 2014-2021, no montante de 2 Milhões de Euros.

Para o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que no final não escondeu a sua satisfação, este foi mais um grande passo, e um bom exemplo de como os EEA Grants podem potenciar projetos de relevante interesse para o país, capazes de gerar conhecimento necessário e de elevada qualidade sobre o Oceano para uma eficaz gestão do mesmo e gerar ainda novos resultados e tecnologias com aplicação no mercado, criando valor e emprego altamente qualificado para a Economia Nacional.

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=reforcada-capacidade-de-portugal-na-investigacao-cientifica-no-oceano-&fbclid=IwAR1G8dryRqxPDJNebbPra63-3AucYCYxWfoNLS62rOYZdboWj0RmdXXeDfA

bottom of page