top of page

Moby

icon_barco.png
Educational Passages PT / Moby

Partilhar este conteúdo:

facebook.png
twitter.png
linkedin.png

Moby

 

Escolas: Casa de Infância de Santo António, EB José António d'Ávila, Escola Profissional da Horta

Segue o MOBY no website do Educational Passages

o estado do vento e das correntes e tenta prever a rota 

MOBY é o nome do pequeno veleiro que foi trabalhado nos Açores, por escolas da ilha do Faial.

Alunos de diferentes idades, pertencentes a três escolas da região foram envolvidos no projeto que teve

a coordenação local da Oceans-on® e da Câmara Municipal da Horta.
O MOBY começou por ser apresentado a meninos do Pré-Escolar da Casa de Infância de Santo António e a alunos

do 1.º e 2.º Ciclo do Clube do Mar da EB José António d'Ávila.

Coube ao Clube do Mar a responsabilidade de batizar o barquinho. Inspirados numa das personagens do Oceans-on®, a escolha recaiu em MOBY que, como se sabe, nos remete para a mais famosa baleia da literatura e cultura popular: Moby Dick. E sendo o Faial um local privilegiado para o avistamento de cetáceos, o nome escolhido não podia ser mais inspirado.

O MOBY seguiria então para a fase de montagem tendo, para o efeito, sido entregue a alunos do curso de Eletricidade Naval da Escola Profissional da Horta e numa fase posterior ao Clube Naval da Horta.

Enquanto isso, os alunos do Clube do Mar começavam a preparar os primeiros esboços de decoração do MOBY e foi já com o veleiro montado, que puseram mãos à obra e transformaram o MOBY num digno representante da cultura açoreana.

Em Outubro de 2016, o MOBY é lançado ao mar. Trata-se do primeiro veleiro português a ser posto a navegar no âmbito do projeto “Educational Passages PT”. O seu lançamento integra-se numa regata internacional promovida pelo projeto educativo norte-americano Educational Passages, em que participam vários países do Arco Atlântico.

O evento de lançamento do MOBY conta com a participação de quase 200 pessoas, entre alunos e professores e convidados, a bordo de um cruzeiro da Atlânticoline.

Uma vez lançado, cabe aos alunos que o trabalharam seguir a rota do MOBY enquanto atravessa o Oceano ao sabor do vento e das correntes.

O GPS do MOBY deixou de transmitir no dia 2 de Janeiro pelas 01h27, hora da última transmissão. Tudo indica que o GPS entrou num estado de erro que o levou a transmitir via satélite relatórios repetidamente a cada 1.6 minutos (quando o normal seria 24h entre relatórios). Esta situação levou a um consumo anormal de energia e consequente esgotamento da bateria do GPS. Foram cerca de dois dias (com algumas interrupções) de transmissão acelerada, tendo enviado 726 relatórios - que seriam suficientes para quase dois anos a um ritmo normal (de 1x por dia)!!

A razão pela qual o GPS entrou neste estado de erro ainda é desconhecida e está a ser averiguada junto da NOAA, e do fabricante do GPS.

Lamentamos muito esta falha técnica mas sabemos que daqui também se tiram lições. Por exemplo, é possível e desejável ter um computador a correr um programa que analise continuamente estes dados e gere um alarme quando uma situação destas se verifique. É possível enviar comandos para estes GPSs portanto talvez fosse possível interromper as comunicações caso tivessem sido detetadas atempadamente.

Resta-nos guardar uma pequena-grande esperança: pode ser que o MOBY dê à costa ou alguém o encontre no mar e entre em contacto connosco. Nesse caso seria possível recomeçar tudo de novo e fazer novos amigos para o MOBY e para todos nós.

Promotores

Apoios

bottom of page