top of page
Notícia

30 de novembro de 2016

EEA Grants no Business2Sea

Teve lugar no passado dia 17 de novembro no âmbito do Business2Sea, na Alfandega do Porto, um Workshop dedicado ao tema “PT02 - Programa Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico", financiado pelos EEA Grants, contando com um valor de financiamento no montante de 19,2 M€ do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), e que conta, ainda, com um cofinanciamento nacional de cerca de 3,4 €. 
 
A Sessão de Abertura contou com a participação do Senhor Subdiretor-Geral de Política do Mar, Professor Jorge Oliveira e Carmo, de Sua Excelência O Embaixador da Noruega, Anders Erdal e da Senhora Dra. Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programação da DGPM. 
O Workshop contou igualmente com a presença dos Promotores de projeto, Parceiros e Público em geral. 
 
O Sr. Professor Jorge Oliveira e Carmo, iniciou o Workshop dando as boas vindas a todos os presentes, assinalando a importância deste Programa e dando destaque à ideia do objetivo central deste programa que é contribuir para que seja alcançado o bom estado ambiental das águas marinhas e costeiras europeias.
 
Sua Excelência O Embaixador da Noruega, Anders Erdal iniciou o seu discurso reafirmando as boas relações de amizade existentes entre Portugal e Noruega, apontando os EEA Grants como impulsionador da redução das disparidades económicas e sociais e que promovem as relações bilaterais entre os países que recebem o financiamento e os países doadores. Destacou, igualmente, a área Programática “Gestão Integrada das Águas Interiores e Marinhas”.
  
A Sra. Dra. Sandra Silva, relembrou-nos, que o objetivo do Programa PT02, é “alcançar o bom estado ambiental das águas marinhas e costeiras e europeias, de acordo com a Diretiva Quadro da Estratégia Marinha”, e ambiciona alcançar 4 efeitos: gestão mais integrada dos recursos marinhos, reforço da monitorização das águas marinhas, reforço da capacidade de avaliação e previsão do estado ambiental das aguas marinhas e aumentar a sensibilização e o conhecimento no domínio da gestão marinha integrada através de ações de sensibilização e de formação.

Foi dado destaque aos resultados alcançados e respetivo ponto de situação das taxas de execução dos projetos à data do evento e informou que estes projetos serão implementados até abril de 2017 (ver apresentação).

Prosseguiram-se as apresentações de Projetos dos Avisos 3 e 4 do “Programa PT 02 - Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants no âmbito da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico”.

 

   


A par deste Workshop, foi igualmente desenhado um Espaço Expositivo enquadrado pelos espaços dedicados à representação institucional, ao programa Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants, à representação cientifica, empresarial e stakeholders do Mar, que esteve patente ao público entre os dias 16 a 18 de novembro em paralelo com a realização da Conferência Business2Sea.

No Espaço Expositivo dedicado ao programa Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants, houve lugar a uma projeção dinâmica de todos os projetos com o objetivo de realizar uma apresentação conjunta neste espaço expositivo no decurso da Conferência e contou com a visita de Sua Excelência A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Partilhar este conteúdo:

Início / Notícias / Notícia

bottom of page