top of page
Notícia

Início / Notícias / Notícia

21 de dezembro de 2015

Iniciativa Melhor Peixe e Visita guiada ao Veleiro Abu Dhabi, Doca de Pedrouços, de 15 a 18 de dezembro

A Direção-Geral de Política do Mar em estreita colaboração com a Administração do Porto de Lisboa SA, a Câmara Municipal de Lisboa, a Direção-Geral da Educação através do Desporto Escolar, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P., o FOR-MAR, a DOCAPESCA, Portos e Lotas SA, a Ciência Viva, a Urban Wind e a Abu Dhabi Tourism, organizaram a iniciativa Melhor Peixe e Visita guiada ao Veleiro Abu Dhabi, na Doca de Pedrouços, que decorreu de 15 a 18 de dezembro de 2015, das 10h às 16h.
 
A ação contou com a presença de cerca de 200 alunos dos 12 aos 16 anos e 19 professores de escolas da área de Lisboa, tendo a possibilidade única de realizar uma visita guiada pelo Skipper Miguel Nunes, da equipa Abu Dhabi, vencedora da Volvo Ocean Race, relatando ao pormenor as vivências da equipa e dando uma breve explicação dos procedimentos de segurança e dos equipamentos disponíveis a bordo do veleiro, prendendo a atenção de todos os visitantes.


Este projeto institucional conjunto proporcionou, igualmente, a visita guiada ao Navio de Investigação “Noruega”, bem como, a possibilidade de degustação do já famoso “Hamburger de Cavala”, receita vencedora do concurso promovido pela Docapesca e elaborado pela Chef Patrícia Borges, muito apreciado pelos mais jovens.


Esta iniciativa de sensibilização e mobilização para a importância do mar vem dar continuidade ao trabalho desenvolvido no “Espaço do Mar”, na Doca de Pedrouços, durante a Volvo Ocean Race 2015 – Lisbon Stopover, subordinado ao tema “Know the Sea - Saiba tudo o que o mar tem para lhe oferecer”, com atividades ligadas ao consumo de produtos de pesca sustentável e à promoção de atividades náuticas em Portugal.
 


Deixamos, alguns comentários e testemunhos de Professores e Alunos:
 
“Foi um prazer enorme a visita de estudo que hoje vivemos na Doca de Pedrouços!
Em nome da Escola Básica São Vicente, e dos meus alunos que hoje estiveram presentes na visita de estudo ao Veleiro Abu Dhabi, venho agradecer a excelente visita que nos proporcionaram.
Quero realçar  a qualidade  da apresentação  realizada pelo  atleta Miguel  Nunes, que cativou  a atenção dos nossos jovens ao longo de toda a  apresentação, quer da Regata, quer do Veleiro, proporcionando  uma experiência única ao nosso grupo, que ficará para sempre na sua memória e fará parte, sem dúvida, da sua formação de adultos.
Agradeço ainda todo o trabalho da equipa promotora da atividade, que estruturou a mesma de forma coerente e completa, ao sensibilizar os nossos alunos para a situação do mar e a sua sustentabilidade.
Em nome de todos os que da minha instituição participaram neste evento, alunos e professoras, agradeço ainda a simpatia demonstrada ao longo de toda a visita e o acolhimento caloroso, assim como a saborosa degustação de cavala, que nos deliciou a todos!
Um grande muito obrigada!”

Testemunho da Professora Armanda Bairrão, Geografia.
                                                                                          

“ Considero uma experiência única para os alunos, que adoraram a visita. De facto, é uma realidade que eles desconheciam.”
Testemunho do Professor Nuno Reis do Desporto Escolar, Centro de Formação de Vela da Parque EXPO, Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide.


"Eu achei a visita muito interessante, aprendi bastantes coisas sobre o veleiro que ganhou a Volvo Ocean Race e sobre o "Noruega". Gostava muito de ter mais visitas como esta!"
“Adorei os hambúrgueres de cavala, que são tão bons como os de carne!”
"Gostei de toda a visita, mas o melhor foi o Abu Dhabi!"

Comentários dos Alunos

Partilhar este conteúdo:

bottom of page