top of page
Notícia

Início / Notícias / Notícia

31 de janeiro de 2018

Prémio Mário Ruivo lançado em Almada com Ministra do Mar, Ministro da Educação e Ministro da Cultura

Está lançado o Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas!

Numa cerimónia que decorreu na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, a Ministra do Mar, o Ministro da Educação e o Ministro da Cultura fizeram o lançamento oficial deste concurso que promove o trabalho sobre o mar e a formação de jovens com maior literacia do oceano.

O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas é promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, em parceria com a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral do Património Cultural,

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, lembrou a importância de fomentar o conhecimento do mar nas novas gerações com vista a permitir uma maior aproximação dos jovens às questões ligadas ao oceano. “Ninguém ama o que não conhece”, salientou a Ministra.

Este Prémio significa uma homenagem a essa figura marcante na proteção e conhecimento do mar português que foi Mário Ruivo. O lançamento deste concurso representa, nas palavras da Ministra do Mar, uma forma de transformar a herança de Mário Ruivo num desafio para o futuro.

O evento incluiu uma mesa-redonda de homenagem a Mário Ruivo que contou com a participação de personalidades de destaque do mar e da ciência: Maria Eduarda Gonçalves do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Fernando Barriga da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; e António Pascoal do Instituto Superior Técnico. A moderação foi da jornalista do ‘Público’, Teresa Firmino.

Ao longo da cerimónia, ministros e convidados puderam assistir a mostras e apresentações de trabalhos ligados ao mar realizados pelos alunos deste Agrupamento de Escolas: “Mar de Leituras”, “A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul” e “Leva Portugal ao Mundo” foram alguns dos projetos em destaque.

O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas é dirigido a alunos do 3.º Ciclo e Secundário e distingue projetos escolares que registem em filme a importância do Oceano para a vida humana. A escola vencedora receberá como prémio o valor de 5 000€. As equipas poderão inscrever-se até ao dia 16 de maio, podendo os filmes ser submetidos até 18 de maio.

Saiba tudo sobre o Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas em www.premiomarioruivo.pt

Partilhar este conteúdo:

bottom of page