top of page
Notícia

Início / Notícias / Notícia

8 de novembro de 2017

DGPM levou o Melhor Peixe à Volvo Ocean Race

A Direção-Geral de Política do Mar (DGPM) coordenou a representação institucional conjunta do “Espaço Mar – O Melhor Peixe”, dedicado à valorização e divulgação do pescado junto do público que visitou a Volvo Ocean Race (VOR), em Lisboa. Esta iniciativa decorreu entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro e foi cofinanciada pelo Programa Operacional Mar 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

O carapau, a cavala e o polvo foram as espécies em destaque nas nove sessões de degustação e demonstração culinária dinamizadas pela Chef Patrícia Borges, do Instituto Politécnico de Leiria.

O objetivo foi precisamente o de promover estas espécies menos valorizadas comercialmente, mas mais sustentáveis e muito ricas do ponto-de-vista nutritivo. As sessões de degustação decorreram no Espaço Mar e no Media Center da VOR e foram apreciadas por milhares de pessoas ao longo dos seis dias do evento. Os hambúrgueres de cavala ou os pastéis de carapau foram alvo de rasgadíssimos elogios e conseguiram convencer mesmo os mais céticos ao consumo destas espécies. 

O Espaço Mar contou também com exposições, informações, workshops e atividades de diversas entidades públicas e privadas com ligação ao mar, sempre no sentido de promover o consumo da cavala, carapau e polvo. Esta temática foi associada a hábitos alimentares saudáveis e até à pratica desportiva, como foi o caso do testemunho do recordista de Kitesurf, Francisco Lufinha. 

Além da DGPM, marcaram presença a Docapesca, EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Desporto Escolar, Sailors for the Sea, MARE e WWF. O Espaço Mar contou também com a promoção de conteúdos de imagem cedidos pela Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal da Nazaré, Administração do Porto de Lisboa e Fórum Oceano. 

As ações dinamizadas dedicaram-se essencialmente à sensibilização dos visitantes para as questões ligadas ao consumo sustentável de produtos da pesca, à proteção dos recursos pesqueiros, ao lixo marinho e à ameaça da poluição marinha.  

Estas temáticas revelaram-se de particular interesse para o público em geral, mas em particular para os mais jovens, que visitaram o “Espaço do Mar – O Melhor Peixe” tanto em família como em visitas escolares, participando assim nas muitas atividades educativas ao seu dispor. E é sobretudo na sensibilização dos mais jovens que importa apostar, de modo a garantir o uso sustentável dos recursos marinhos e assim assegurar a vida no oceano.

Ao longo destes seis dias, o “Espaço Mar – O Melhor Peixe” representou uma plataforma de excelência para a partilha de boas práticas junto de miúdos e graúdos!

Partilhar este conteúdo:

bottom of page