top of page

Marine-EO: Protótipos apresentados em Webinar de Encerramento

Ministério do Mar Liderou Procura de Novas Soluções Tecnológicas para Monitorização do Estado Ambiental Marinho e Vigilância e Segurança Marítima

Quatro protótipos de origem europeia foram apresentados no webinar de encerramento do Marine-EO, um projeto iniciado em 2017 que procurou o desenvolvimento de soluções inovadoras com vista a explorar a informação produzida pelos satélites do Programa “Copernicus” para o domínio marítimo e marinho. O objetivo passava por encontrar formas de dar resposta aos desafios críticos que a Europa enfrenta nesta área, nomeadamente a monitorização ambiental marinha, alterações climáticas, migração ilegal e segurança marítima.

Os protótipos das empresas “Planetek” e “Telespazio” (desenvolvidos no âmbito da Monitorização Ambiental Marinha) e os das empresas S&T (Fig. 1) e E-GEOS (mais vocacionados para a Segurança e Vigilância Marítima) foram assim alvo de destaque num webinar que contou com perto de 100 participantes. Foram apresentadas as soluções encontradas assim como alguns dos testes operacionais realizados, um dos quais nos Açores.


(Fig. 1 Apresentação do Protótipo S&T Lot 2)


“Para Portugal, reveste-se de particular interesse que os protótipos aqui apresentados venham a representar contributos decisivos na monitorização do bom estado ambiental das águas marinhas e na segurança e vigilância marítima de Áreas Marinhas Protegidas, em particular no apoio às operações de fiscalização das pescas”. Quem o diz é a Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, que interveio na sessão (Fig. 2) e salientou também a pertinência da participação de Portugal e da DGPM no consórcio que desenvolveu o Marine-EO: “Este projeto arrancou numa fase em que Portugal se destacava com abordagens inovadoras no âmbito da Vigilância Marítima Integrada, pelo que a DGPM assumiu o papel de Lead Procurer, tendo a responsabilidade de liderar uma abordagem totalmente inovadora no âmbito da contratação pública e verdadeiramente pioneira a nível da União Europeia: o modelo Pre-Commercial Procurement (PCP)”.


(Fig. 2 Intervenção DGPM, Helena Vieira)

Este modelo consiste na procura de soluções de Investigação e Desenvolvimento que vão de encontro a necessidades específicas previamente identificadas por entidades públicas. São essas entidades que posteriormente comparam, testam, filtram e validam as melhores tecnologias submetidas a concurso, sempre numa fase anterior ao seu lançamento no mercado (Fig.3). A DGPM foi a entidade que liderou todo este processo no Marine-EO desde o seu início, em janeiro de 2017.

(Fig. 3 – Fases do PCP e do PPI)


A Comissão Europeia esteve representada no webinar pela Project Officer Sally Taylor, que salientou a qualidade pioneira do projeto e a coragem do consórcio em aceitar este desafio.

Com o Marine-EO a chegar ao seu término, as quatro empresas que alcançaram a última etapa do projeto poderão continuar a apostar no desenvolvimento destas tecnologias, concorrendo conjuntamente a uma nova tipologia de projeto: Public Procurement of Innovative Solutions (PPI).

Se não teve ocasião de participar neste Webinar, terá oportunidade de o rever em breve! A gravação do Webinar, assim como os vídeos dos protótipos, serão disponibilizados em breve em Marine-EO | (marine-eo.eu).


Assista ao Vídeo da Sessão


Fique atento às próximas novidades!

bottom of page