top of page

Fundo Azul: Portugal Blue com €75 milhões para Investimento na Economia Azul

Chama-se Portugal Blue e é o novo programa de investimento na economia azul nacional, com o apoio do Fundo Azul. Trata-se de um fundo de capital de risco que vai apoiar investimento em empresas portuguesas do setor do mar, em linha com prioridades de ação climática e desenvolvimento sustentável, nomeadamente as definidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. No total, são mais de 75 milhões de euros mobilizados para o apoio de start-ups, PME’s e empresas de média capitalização da economia azul.

Este programa resulta de uma parceria entre o FEI - Fundo Europeu de Investimento e a IFD - Instituição Financeira de Desenvolvimento, em representação do Fundo Azul.

Para Helena Vieira, Diretora-Geral de Política do Mar e Presidente do Conselho de Gestão do Fundo Azul, o Portugal Blue representa uma extraordinária oportunidade de investimento para o Fundo Azul: “Permite-nos investir diretamente na economia azul portuguesa e nos seus agentes, promovendo empresas inovadoras, empreendedorismo azul, e a conservação e sustentabilidade dos oceanos aliada à ação climática e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

O Portugal Blue irá selecionar como intermediários financeiros até dois fundos portugueses dedicados à economia do mar e que prossigam objetivos de impacto climático positivo e desenvolvimento sustentável. Esta seleção encontra-se já em fase de candidatura.

Saiba mais sobre o Portugal Blue.

bottom of page