O programa Escola Azul, da DGPM, esteve representado no lançamento do Policy Brief da COI-UNESCO “Promoting Ocean Literacy – An Education Policy Brief”. Esta sessão decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e teve como anfitrião o Eurodeputado Português Paulo do Nascimento Cabral.
A Escola Azul foi convidada a participar pela UNESCO como um exemplo de sucesso de implementação de Literacia do Oceano junto das escolas. A comitiva do programa foi composta por Maria João Ferreira e Bernardo Mata, da coordenação do programa, e por Raquel Azevedo, professora coordenadora no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.
De forma remota, intervieram ainda a professora coordenadora da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Helena Batista, e a coordenadora regional do programa Escola Azul na Madeira, Sandra Brito, da Direção Regional das Pescas.
Este é mais um reconhecimento do papel que a Escola Azul tem tido para desenvolver a Literacia do Oceano junto das camadas mais jovens.
O Policy Brief da COI-UNESCO “Promoting Ocean Literacy – An Education Policy Brief” será disponibilizado em formato digital brevemente. Além de apresentar exemplos de boas práticas a nível internacional, este documento elenca os grandes desafios que se colocam à promoção da Literacia do Oceano, assim como algumas sugestões de estratégias políticas que possam contribuir para uma evolução nesta área.


Comentários