DGPM apresentou o novo Programa Crescimento Azul 2021-2028 no evento de lançamento dos Programas EEA Grants Portugal
- 6 de jul.
- 3 min de leitura
A Diretora-Geral da Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, participou no Evento de Lançamento dos Programas EEA Grants Portugal, promovido pela Unidade Nacional de Gestão, que decorreu no dia 2 de julho, no Goethe-Institut, em Lisboa.

O evento assinalou o arranque oficial do novo ciclo dos EEA Grants 2021-2028 em Portugal, que disponibiliza 126,3 milhões de euros para apoiar projetos nas áreas do Crescimento Azul, Transição Verde, Cultura, Combate à Violência Doméstica e de Género estiveram em destaque ao longo da sessão, reforçando simultaneamente a cooperação bilateral entre Portugal e os Estados Doadores – Islândia, Liechtenstein e Noruega.
A sessão contou com a participação institucional de representantes do Governo português, da Unidade Nacional de Gestão, do Financial Mechanism Office, das Embaixadas da Noruega e da Islândia, dos Países Doadores e dos Operadores de programa em Portugal, num momento marcado com a assinatura formal dos Programas dos EEA Grants, assinalando o início da sua implementação em Portugal.
Na sua intervenção, a Diretora-Geral Marisa Lameiras da Silva, apresentou o novo Programa Crescimento Azul, do qual a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM) é Operadora, destacando-o como um instrumento estratégico para reforçar a criação de valor e promover o crescimento sustentável da economia azul em Portugal, através do apoio à inovação verde e azul, à investigação e ao desenvolvimento de competências.
A Diretora-Geral sublinhou que o objetivo central do Programa é impulsionar um crescimento azul sustentável, reforçando simultaneamente a competitividade das empresas e a capacitação das pessoas.
Para concretizar esta visão, o Programa estrutura-se em três pilares: Negócios verdes e Inovação, destinado a apoiar empresas que desenvolvam produtos, serviços ou processos inovadores ligados ao mar; Investigação e Inovação, promovendo projetos científicos que reforcem o conhecimento marinho e potenciem a inovação empresarial; e Educação, Formação e Emprego Jovem, através do apoio a iniciativas que desenvolvam competências, sensibilizem para a importância do Oceano e criem novas oportunidades para os jovens no setor da economia azul.
A temática sobre a igualdade de género e a digitalização são prioridades transversais a todas as áreas do Programa.
Marisa Lameiras da Silva salientou ainda que o Programa Crescimento Azul dispõe de uma dotação financeira global de 57,6 milhões de euros, incluindo a contribuição nacional, constituindo um dos mais relevantes instrumentos de financiamento para apoiar projetos inovadores que contribuam para uma economia azul mais competitiva, sustentável e resiliente, reforçando simultaneamente a cooperação bilateral entre Portugal e os Estados Doadores.
O painel integrou igualmente o testemunho de João Correia, da Flying Sharks, promotor de um projeto apoiado pelo anterior Programa Crescimento Azul dos EEA Grants. A sua intervenção evidenciou o impacto concreto do financiamento na capacitação tecnológica da empresa e no desenvolvimento de soluções inovadoras para o transporte e manutenção de organismos marinhos vivos, demonstrando a importância dos EEA Grants no fortalecimento da economia azul nacional e na internacionalização das empresas portuguesas.
O evento permitiu ainda, dar a conhecer exemplos de projetos financiados em anteriores Programas dos EEA Grants, evidenciando o impacto da cooperação entre Portugal e os Estados Doadores na promoção da inovação, da sustentabilidade e do desenvolvimento económico e social.
Enquanto Operadora do Programa Crescimento Azul, a DGPM reafirma o seu compromisso com a implementação deste novo ciclo de financiamento, que contribuirá para acelerar a transição para uma economia azul sustentável, reforçar o conhecimento do Oceano e criar novas oportunidades para entidades públicas, empresas, centros de investigação e organizações da sociedade civil.



