top of page
Notícia

Início / Notícias / Notícia

22 de outubro de 2018

Estratégia para o Atlântico esteve em discussão em Viana do Castelo

Viana do Castelo foi palco de um workshop de consulta ao Plano de Ação da Estratégia para o Atlântico. Esta sessão de trabalho teve organização conjunta da DGPM, da Direção Geral de Assuntos Marítimos e Pescas da Comissão Europeia (DGMARE) e do município local.

 

O evento decorreu a 28 de setembro e, para além de uma sessão plenária de revisão e discussão do Plano de Ação, houve também espaço a sessões paralelas que reuniram especialistas nacionais e internacionais para partilha de ideias sobre portos, energias renováveis, turismo costeiro e literacia do oceano.

 

A Estratégia Marítima da União Europeia para a Área do Atlântico foi adotada pela Comissão Europeia em 2011 e envolve cinco estados-membros: Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda. Tem como objetivos principais criar emprego e crescimento sustentáveis, explorando oportunidades em domínios como as energias renováveis, recursos minerais, biotecnologia marinha, turismo costeiro e pescas.

 

Com vista à sua operacionalização, foi adotado em 2013 o Plano de Ação da Estratégia para o Atlântico, que incentiva os estados-membros a trabalharem em conjunto, partilhando informação, custos, resultados e melhores práticas, procurando sempre encontrar novos domínios de cooperação. O Plano de Ação está ser alvo de avaliação intermédia pela DGMARE que, juntamente com os estados membros da bacia do Atlântico, está a promover workshops de consulta nos cinco países envolvidos.

Partilhar este conteúdo:

bottom of page