“Portugal Atlantic & WestMed National Event 2025”
- bernardomata
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
A DGPM esteve representada pela Diretora-Geral, Marisa Lameiras da Silva, na nova edição do Business2Sea que se realizou entre 24 e 25 de novembro no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.
Em declarações na sessão de encerramento, a Diretora-Geral de Política do Mar aproveitou o mote do evento, “Parcerias Globais para um Futuro Azul Sustentável”, para salientar a importância estratégica das múltiplas parcerias que Portugal tem estabelecido no setor do Mar e que afirmam o país como “uma verdadeira nação oceânica”: “Só através da colaboração conseguiremos enfrentar com maior eficácia e impacto desafios como as alterações climáticas, a poluição marinha e a perda de biodiversidade. As parcerias globais permitem-nos abrir novas fronteiras do conhecimento, promover crescimento económico sustentável e assegurar a saúde do Oceano para as gerações futuras”.
Dinamizada pelo Fórum Oceano, a 13.ª edição do Business2Sea reuniu entidades governamentais, empresas, investidores, universidades e especialistas para debater a promoção da Economia Azul e o desenvolvimento sustentável do setor.

“Portugal Atlantic & WestMed National Event 2025”
A Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, interveio também na abertura do painel “Do Atlântico ao Mediterrâneo: Resiliência Costeira e Oceano Saudável” integrado no evento “Portugal Atlantic & WestMed National Event 2025”.
Esta foi uma iniciativa organizada pelo Fórum Oceano (National Hub da Estratégia para o Atlântico e da Iniciativa WestMED), em parceria com a DGPM e o Mecanismo de Assistência das Estratégias das Bacias Marítimas. Reuniu representantes da Iniciativa WestMED (a qual é co-presidida pela DGPM) e da Estratégia para o Atlântico de modo a explorar sinergias com vista a reforçar a resiliência costeira, a saúde do Oceano e uma economia azul sustentável e inclusiva.
Na abertura da sessão, a Diretora-Geral salientou o papel de Portugal enquanto ponte de bacias marítimas: “Somos um país atlântico pela geografia, pela história e pela vocação. Mas estamos igualmente ligados ao Mediterrâneo pela cultura, pela língua, pelo património e por laços marítimos que perduram há séculos. De muitas maneiras, Portugal sempre foi uma ponte entre bacias marítimas, e esse papel torna-se cada vez mais relevante no atual contexto de governação do Oceano.”





Comentários