Programa Crescimento Azul dos EEA Grants investe 10,3M € na Economia Azul em Portugal



A Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), sob a tutela do Ministério do Mar, aprovou 10,3 milhões de euros para o financiamento de 26 projetos no âmbito dos Avisos 1 e 3, dedicados ao “Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PME’s” do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-21.


Este investimento visa financiar diretamente a criação de valor e o crescimento sustentável na Economia Azul em Portugal. O apoio agora concedido irá permitir às empresas selecionadas desenvolver, aplicar e comercializar produtos e tecnologias inovadoras, incentivando também a cooperação entre empresas e instituições de investigação numa lógica de inovação baseada na investigação.


Para este aumento da criação de valor e competitividade das empresas portuguesas, são apoiados projetos que se enquadram em diferentes setores da Economia do Mar: Pesca e aquicultura; Portos comerciais; Energia renovável oceânica; Indústria marítima e tecnologias de transporte marítimo; Infraestruturas offshore; Robótica; Recursos do mar profundo e mapeamento do Oceano profundo; Turismo náutico; Biotecnologia azul e bioeconomia; Monitorização ambiental e vigilância marítima. Incluem-se também neste financiamento projetos que irão desenvolver e implementar tecnologias, processos ou soluções de negócio inovadoras para a recolha do lixo marinho, ou desenvolver soluções de negócio baseadas na captura de carbono e restauro do ecossistema através da reflorestação do oceano, com ervas marinhas, algas ou outra solução natural equivalente. O resultado esperado baseia-se na eficiência de recursos assente numa economia circular. Mais informações sobre o Programa Crescimento Azul Ponto de Contacto para esclarecimentos: sandra.silva@dgpm.mm.gov.pt