A Blue Agenda in the Green Deal

Conferência de Alto Nível sobre Política Marítima Integrada


Organizada pelo Ministério do Mar no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Conferência de Alto Nível "A Blue Agenda in the Green Deal” decorreu no Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) e reforçou a importância da economia azul sustentável na recuperação económica europeia e o papel que a Política Marítima Integrada pode desempenhar numa Europa azul, resiliente, digital, social e global.


Durante a manhã, teve lugar uma reunião ministerial de alto nível sobre Política Marítima Integrada. Esta reunião teve como anfitrião o Ministro do Mar de Portugal, Ricardo Sessão Santos, e contou com a participação de ministros dos estados-membros da União Europeia responsáveis pela política marítima, do Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, e de altos-representantes e cientistas europeus.


No final da reunião, o Ministro do Mar destacou, em conferência de imprensa, que os ministros europeus reafirmaram querer liderar o caminho através do exemplo, influenciando e cooperando com outras nações do mundo em direção a um futuro azul. “As ameaças oceânicas e as promessas para um mundo melhor apelam a uma ação conjunta”, constatou o Ministro.


Da parte da tarde, decorreu um debate aberto ao público que incidiu sobre as Conclusões do Conselho sobre Economia Azul Sustentável (aprovadas a 26 de maio) e sobre a relação entre a Política Marítima Integrada da União Europeia e os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas para 2030 (nomeadamente o ODS 14).


O debate teve intervenções de abertura do Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Oceano, Peter Thomson, e da Diretora-Geral de Assuntos Marítimos e Pescas da Comissão Europeia, Charlina Vitcheva. O encerramento foi feito pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.


António Costa e Silva foi um dos oradores da sessão. O gestor que elaborou o documento que serviu de base ao Plano de Recuperação e Resiliência apelou a um maior esforço conjunto pela preservação dos oceanos e destacou que o mar será fundamental na recuperação económica de Portugal, pelo que deve estar posicionado no centro das políticas públicas.


Veja todo o debate público da conferência "A Blue Agenda in the Green Deal” em www.youtube.com/watch?v=OgMqddr1fMI


Veja a conferência de imprensa do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, após a reunião ministerial em www.youtube.com/watch?v=Gn_dlCmEPVw.