top of page

Dia Europeu do Mar 2021

DGPM com participação em sessões de Economia, Política e Literacia do Oceano

No Dia Europeu do Mar 2021, celebrado a 20 de maio, a DGPM esteve representada em várias iniciativas e sessões que se focaram na área do mar a partir de diferentes perspetivas: Política, Economia e Literacia do Oceano.


A Diretora-Geral, Helena Vieira, esteve em Barcelona, num evento no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia dedicado à Política Marítima Integrada. A Diretora-Geral apresentou um cruzamento entre a visão e objetivos estratégicos da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 com os planos e estratégias europeias para o Atlântico e Mediterrâneo.


Entretanto, o evento virtual de comemoração do Dia Europeu do Mar, com organização da DG Mare, contou com a participação da DGPM em três sessões.


Na área da Economia, a Subdiretora-Geral, Conceição Santos, participou na sessão “Ocean Observation and Marine Data for the Blue Economy”, organizada pela EMODNET. Abordou o Observatório de Economia Azul (www.dgpm.mm.gov.pt/observatorio) e alguns dados e indicadores que permitem avaliar o peso do Mar na economia nacional.


Ainda na mesma área, a Diretora de Serviços de Programação, Sandra Silva, esteve na sessão “How Blue is Europe’s Economy in 2021: Supporting the Green”, dedicada ao Blue Economy Report 2021 (já disponível em https://ec.europa.eu/oceans-and-fisheries/news/2021-eu-blue-economy-report-emerging-sectors-prepare-blue-economy-leading-part-eu-green_en), onde mostrou exemplos de projetos de inovação portugueses que contribuem para impulsionar a Economia Azul.


Por fim, a DGPM esteve também representada numa sessão dedicada à Literacia do Oceano: “Ocean Literacy Through Visualisation And Storytelling: Local, Regional And International Examples”. Patrícia Conceição, da equipa coordenadora do programa Escola Azul, falou do exemplo que este programa coordenado na DGPM tem representado a nível internacional e nas diferentes iniciativas que tem promovido junto das escolas.




bottom of page