Mar Português voltou a ser ponte para o Japão
- simaorodrigues6
- 24 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de out.
A DGPM - Direção-Geral de Política do Mar participou na "Semana do Mar” do Pavilhão de Portugal na Expo 2025, em Osaka, promovida pela AICEP e pelo Fórum Oceano, em colaboração com a DGPM e a Docapesca - Portos e Lotas, S.A.

Totalmente enquadrada no mote da participação nacional neste grande evento internacional, “Oceano, Diálogo Azul”, a nossa participação foi dedicada à Estratégia e Políticas Públicas para o Mar e à Literacia do Oceano.
Através da descoberta da história das navegações dos séculos XV e XVI que nos ligaram ao Japão, milhares de visitantes tiveram oportunidade de explorar a profunda ligação entre Portugal e o Oceano, numa viagem que culminou com a apresentação dos desafios e oportunidades que o presente e o futuro oferecem à Economia Azul nacional.
A participação da DGPM permitiu apresentar o ecossistema institucional do Mar Português a parceiros e visitantes, japoneses e de muitas outras nacionalidades.
O diálogo iniciado entre a DGPM e o National Ocean Policy Secretariat do Japão despertou o interesse nipónico no estreitamento de laços com organismos nacionais com missão na área do Mar.
O programa contemplou ainda a realização do evento “𝑶𝑪𝑬𝑨𝑵: 𝑫𝒆𝒔𝒊𝒈𝒏𝒊𝒏𝒈 𝑭𝒖𝒕𝒖𝒓𝒆 𝑺𝒐𝒄𝒊𝒆𝒕𝒚 𝒇𝒐𝒓 𝑶𝒖𝒓 𝑳𝒊𝒗𝒆𝒔”, que contou com a participação de intervenientes portugueses, japoneses, brasileiros e cabo-verdianos, e culminou com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a DGPM e a Fundação Carlos Albertino Veiga, de Cabo Verde, no domínio da Literacia do Oceano.
A grande adesão do público e as interações institucionais que se geraram resultaram numa oportunidade ímpar para reforçar o papel de Portugal como nação marítima, líder na governação dos Assuntos do Mar e promotor da cooperação neste domínio.




Comentários