Conta Satélite do Mar 2020-2023 publicada
- Maria João Ferreira
- 13 de nov.
- 1 min de leitura
A Economia Azul apresenta-se resiliente e afirma-se na retoma económica nacional.
A Conta Satélite do Mar (CSM) para o período 2020-2023 foi lançada no passado dia 13 de novembro e apresenta dados que destacam o potencial da Economia Azul Nacional:
Crescimento acima da média: Entre 2020 e 2023, o Valor Acrescentado Bruto (VAB) da Economia Azul cresceu acima do VAB da economia nacional.
Subida do VAB: A Economia Azul alcançou 4,3% do VAB total em 2023, consolidando a sua importância estrutural.
Liderança europeia: Portugal destaca-se no cenário europeu, ocupando a 6.ª posição no ranking de importância relativa do VAB da Economia Azul na economia nacional (2022).
Impacto regional: A importância do Mar destaca-se nas Regiões Autónomas, com o VAB da Economia Azul nas Açores e na Madeira a superar em 7,5 pontos percentuais (2022) o seu peso global na economia nacional.
A CSM 2020-2023, lançada pelo Instituto Nacional de Estatística, mede a relevância da nossa EconomiaAzul, sendo resultado de um trabalho contínuo, nascido de protocolo assinado com a Direção-Geral de Política do Mar em 2013. E afigura-se como ferramenta essencial para monitorizar a Estratégia Nacional para o Mar e apoiar a decisão em políticas públicas para o setor.
Os dados agora conhecidos permitem avaliar estratégias e o investimento dedicados ao setor e são o mote para que se continue a desenvolver um trabalho no sentido de confirmar o Mar como um elemento de prosperidade e inovação para o país!
Consulte o relatório completo no seguinte link Portal do INE





Comentários