DGPM e Fórum Oceano Promovem Sinergias entre Stakeholders do Mediterrâneo e Atlântico
- bernardomata
- 8 de ago.
- 1 min de leitura
A DGPM - Direção-Geral de Política do Mar e o Fórum Oceano, em articulação com a Iniciativa West Med, a Estratégia Marítima para o Atlântico e o INESC TEC (coordenador do Pilar IV da Estratégia para o Atlântico), organizaram o webinar “Sea Basin Strategies in Action: Innovation and Investment for Ocean Resilience”.

Esta sessão decorreu no dia 15 de julho, tendo procurado fomentar sinergias entre as bacias do Atlântico e Mediterrâneo e destacar projetos e oportunidades que promovam o restauro dos ecossistemas marinhos, redução da poluição marinha e resiliência costeira.
A Subdiretora-Geral de Política do Mar, Sandra Cruz, interveio na abertura da sessão tendo destacado a importância das Estratégias Marítimas para o Atlântico e Mediterrâneo, ambas coordenadas a nível nacional pela DGPM. Realçou que o Atlantic Action Plan 2.0 permitiu apoiar 860 projetos desde 2020 e que a Iniciativa WestMED apoiou 115 projetos nos últimos seis anos, num investimento total superior a 78 milhões de euros na economia azul sustentável.
Depois de diferentes momentos de partilha e debates entre stakeholders de diferentes setores (setor público, indústria e investigação), coube ao Diretor de Serviços de Estratégia da DGPM, Pedro Gonçalves, fazer o encerramento da sessão. Destacou a importância da cooperação e comunicação para a criação de sinergias regionais e resposta conjunta a desafios comuns e ainda salientou as dinâmicas criadas pelo webinar no sentido de dar a conhecer oportunidades concretas para projetos, financiamento e parcerias.
Consulte aqui todas as apresentações do webinar “Sea Basin Strategies in Action: Innovation and Investment for Ocean Resilience”.
Assista ao Webinar completo
Comments