Iniciativa da UE de Observação do Oceano: Consulta Pública
- simaorodrigues6
- 21 de jan.
- 1 min de leitura
A Comissão Europeia está a promover, até 27 de fevereiro, uma consulta pública sobre a nova Iniciativa da UE para a Observação do Oceano. Esta iniciativa, que integra o Pacto Europeu para o Oceano, será apresentada formalmente através de uma Comunicação da Comissão prevista para o segundo trimestre de 2026.

A Iniciativa da UE de Observação do Oceano visa a criação de um sistema de observação unificado para garantir a soberania e a autonomia estratégica da União Europeia, neste domínio, a longo prazo.
O plano de ação estrutura-se em três dimensões:
Conhecimento e Inovação: Desenvolvimento de tecnologias disruptivas, consolidação do mercado europeu e operacionalização de um Gémeo Digital do Oceano até 2030.
Cooperação Internacional: Reforço da coordenação do Sistema Europeu de Observação do Oceano e estabelecimento de alianças com parceiros externos para a gestão de dados.
Educação e Literacia: Promoção de uma apropriação coletiva através da intersecção entre ciência, educação e comunicação.
A proposta procura ainda mitigar falhas identificadas no atual panorama europeu, no que respeita à fragmentação na organização e execução da observação entre diferentes setores e Estados-Membros, à dependência de países terceiros no fornecimento de tecnologias de observação, a lacunas identificadas ao nível de dados referentes a regiões polares, mar profundo e habitats marinhos e à necessidade de sistemas fiáveis para monitorizar alterações climáticas, poluição marinha e perda de biodiversidade.
Participe AQUI.




Comentários