A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique acolheu, nos dias 13 e 14 de novembro, o evento MESIS’24 - Maritime Education, Shipping and Innovation Summit 2024, uma conferência em que foram abordados temas de extrema relevância para o setor marítimo, como a sustentabilidade no transporte marítimo', a descarbonização, a digitalização, a educação e formação.
Na abertura do segundo dia, a Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, evidenciou que, em Portugal, a Estratégia Nacional para o Mar reflete objetivos ambiciosos para este setor como:
Descarbonizar a economia e promover energias renováveis e autonomia estratégica (Objetivo Estratégico 3).
Estimular o conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e a inovação azul (Objetivo Estratégico 7).
Incrementar a educação, a formação, a cultura e a literacia do Oceano (Objetivo Estratégico 8).
Estão em curso projetos neste sentido, para apoio à produção de conhecimento científico, promovendo ambientes colaborativos com potencial de inovação e melhorando a oferta educativa e formativa para preparar as próximas gerações para os desafios do setor marítimo.
Em todo este processo, a colaboração é essencial! Instituições de ensino marítimo, empresas e inovadores tecnológicos devem trabalhar juntos para criar ecossistemas de partilha de conhecimento e desenvolvimento.
📸 Escola Superior Náutica Infante D. Henrique
Comentarios