Plataforma SEAMInd Vai Agregar Dados Sobre o Mar

Kick-off do desenvolvimento da plataforma juntou rede colaborativa do projeto


A rede colaborativa do SEAMInd esteve reunida com o propósito de conhecer os primeiros passos de desenvolvimento da SEAMInd Platform. A sessão foi conduzida pela DGPM e contou com a participação das diferentes entidades parceiras da rede SEAMInd.


A Plataforma SEAMInd irá armazenar e organizar dados sobre o mar disponibilizados pelas entidades envolvidas, disponibilizando-os publicamente num interface web, sob a forma de tabelas, gráficos, mapas georreferenciados, infografias ou outras soluções gráficas. Esta plataforma digital e inteligente tem como propósito potenciar a divulgação de dados sobre o mar a um público alargado e funcionar como uma ferramenta essencial de apoio à decisão política.


Este representa um marco importante na evolução do projeto SEAMInd, coordenado pela DGPM e que contará com a participação ativa das entidades parceiras da Rede SEAMInd. Este projeto tem por objetivo identificar os indicadores relevantes para a monitorização da Estratégia Nacional para o Mar. O recurso a indicadores quantificáveis, que veiculem informação atualizada e de qualidade, é fundamental para aferir se o caminho traçado pela Estratégia Nacional para o Mar vai no sentido dos objetivos estabelecidos.