top of page

Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado

Nova Área Marinha Protegida





A criação do Parque Natural Marinho Pedra do Valado, localizado na Baía de Armação de Pêra, no Algarve, visa proteger a área marinha da costa de Albufeira, Lagoa e Silves - considerada uma das zonas mais importantes de pesca -, num total de aproximadamente 156 km2.


A área do recife rochoso da Pedra do Valado apresenta valores naturais extraordinários: áreas de reprodução, maternidade, viveiro, abrigo, alimentação de espécies comerciais (sargo, dourada, pargo) e ameaçadas (cavalo-marinho, mero); habitats ameaçados (pradarias de ervas marinhas, bancos de algas calcarias) e vulneráveis (gorgónias).


O recife natural da Pedra do Valado concentra perto de 900 espécies piscícolas e, no decorrer do estudo de identificação de habitats, foram registadas 45 novas ocorrências de espécies para Portugal e 12 novas espécies para a ciência que não são conhecidas noutro local.


A publicação em Diário da República (Resolução do Conselho de Ministros n.º 1/2024) é o culminar de um trabalho conjunto, iniciado em 2018, que envolveu autoridades públicas, municípios, academia e organizações da sociedade civil e que a DGPM - Direção-Geral de Política do Mar acompanhou desde a primeira hora.


Esta nova área marinha protegida é fundamental para a conservação da biodiversidade na Pedra do Valado.


bottom of page