top of page

Plano de Ação para o Atlântico - Competências Azuis do Futuro e Literacia do Oceano

Jovens e setor do mar pedem mais experiência direta com o mar e valorizam formação transversal

Foi o primeiro workshop de discussão associado ao Plano de Ação para o Atlântico 2.0. e focou-se no 2.º pilar desta Estratégia Europeia, precisamente dedicado às Competências Azuis do Futuro e Literacia do Oceano.


A discussão em torno das carreiras azuis revelou uma clara preferência por percursos formativos que valorizem competências transversais e interdisciplinares, tendo também sido referida a importância de possibilitar aos jovens mais oportunidades para a aquisição de experiência prática e direta no mar.


O programa Escola Azul, coordenado pela DGPM, esteve também em destaque numa mesa-redonda dedicada à Literacia do Oceano e ao papel que este programa tem assumido no envolvimento da comunidade escolar nos grandes temas ligados ao Oceano.


O debate decorreu no dia 14 de abril em formato online, mas foi baseado em Portugal, contando com uma participação nacional muito diversificada: desde alunos do Ensino Básico e Secundário a representantes de entidades do setor do mar, passando por jovens profissionais a iniciar carreira no mar.


A Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, fez a abertura da sessão, salientando a importância da mesma num quadro de desenvolvimento sustentável: “É um marco relevante para a execução do Plano de Ação para o Atlântico e esperamos que acenda novamente o debate sobre as competências necessárias a darmos o salto para o desenvolvimento sustentável que pretendemos no futuro”. A DGPM coordena a nível nacional a implementação do Plano de Ação e representa Portugal no Atlantic Strategic Committee.


Participaram neste workshop representantes de diferentes entidades nacionais ligadas ao setor, tais como o IPMA, Porto de Aveiro, WavEC, Fórum Oceano, CIIMAR, AlgaPlus, Ciência Viva e Comissão Nacional da UNESCO.


bottom of page