top of page

Semana do Mar 2025: Um País, Um Oceano, a nossa Vocação

Atualizado: 6 de nov. de 2025

Portugal celebra o Mar: Semana do Mar 2025 reforça a identidade marítima nacional com agenda multissetorial.


O Ministério da Agricultura e Mar, promove a Semana do Mar 2025, iniciativa com um programa que se estenderá entre 10 e 16 de novembro antecipando a celebração do Dia Nacional do Mar.


Esta iniciativa visa promover a identidade marítima de Portugal junto da sociedade, destacando o Mar Português como um recurso estratégico que importa conservar, conhecer, potenciar e defender.






«O Mar é uma prioridade estratégica deste Governo e um desígnio nacional. Portugal tem no oceano uma fonte de conhecimento, inovação e prosperidade que devemos proteger e valorizar. A Semana do Mar 2025 é uma oportunidade para reafirmar este compromisso coletivo: conhecer melhor o nosso mar, investir nas potencialidades da Economia Azul, assegurar a sustentabilidade das comunidades costeiras e garantir a preservação dos recursos marinhos.»


José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Mar



Destaques da Agenda: Conhecimento e Inovação ao serviço do Mar


O programa, que será multissetorial e geograficamente diverso, envolve entidades da Administração Pública, Comunidades Escolar e Académica e diferentes domínios da Economia Azul. Do programa destacam-se as seguintes ações, que contarão com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes e do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro:


  • Economia Azul e Inovação (10 novembro, 10h30, Aveiro): A semana arranca com uma Conferência sobre Bioeconomia Azul na Universidade de Aveiro, sublinhando o valor do investimento em I&D nesta área.

    Evento aberto ao público.


  • Economia Azul e Inovação (10 novembro, 15 horas, Aveiro): Sessão de convergência dedicada à Aquacultura que reunirá, no edifício ECOMARE, vários atores intervenientes neste domínio, nomeadamente, o Colab S2Aqua, a Associação Portuguesa dos Aquacultores, bem como entidades da administração pública, como a Agência Portuguesa para o Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Evento organizado em articulação com o Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente.

    Participação apenas por convite.


  • Soberania e Defesa (11 novembro, 14h35, Tróia): Em colaboração com a Marinha Portuguesa, será realizada uma visita à Zona Livre Tecnológica (ZLT) Infante D. Henrique, com foco na demonstração de projetos inovadores com aplicabilidade nas vertentes da vigilância, segurança e defesa do Mar Português.

    Participação apenas por convite.


  • Sustentabilidade e Educação (12 novembro, 11h00, Tavira): Apresentação pública da campanha educativa “O Meu Atum”, Escola D. Paio Peres Correia, em Tavira.

    Evento aberto ao público.


  • Sustentabilidade e Educação (12 novembro, 14h30, Olhão): Visita guiada à Ria Formosa, focada na proteção e restauro das pradarias marinhas. O evento contará com a participação do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.

    Participação apenas por convite.


  • Literacia do Oceano e Capacitação Azul (13 novembro, 10h00, Oeiras): A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) acolhe um Dia Aberto, para mostrar a sua oferta académica, incluindo as valências nos domínios da segurança marítima e robótica, com o objetivo de promover o Mar como uma oportunidade profissional.

    Evento aberto ao público.


  • Literacia do Oceano e Capacitação Azul (13 novembro, 15h30, Lisboa): A Direção-Geral de Política do Mar organiza a cerimónia de entrega do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas 2025, uma iniciativa que contará também com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por Escolas Azuis das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

    Evento aberto ao público.


  • Dados e Conhecimento do Meio Marinho (14 novembro, 9h30, Oeiras): A Direção-Geral de Política do Mar e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera promovem o seminário “A informação do meio marinho e a ciência ao serviço da sociedade”. Este evento pretende reforçar a relevância dos dados e do conhecimento científico para a definição de políticas públicas mais eficazes e informadas, que promovam uma gestão sustentável dos recursos marinhos e costeiros, contribuindo para a construção de uma economia azul sustentável.

    Evento aberto ao público.


  • Apoio à Pesca e Jovens Pescadores (15 de novembro, 10h00, Matosinhos): A Docapesca, em parceria com o Mar 2030 e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, organiza o Congresso da Pequena Pesca, com o objetivo de promover um debate aberto e construtivo sobre os desafios e oportunidades do setor da pequena pesca, destacando-se ainda a abertura do novo Gabinete de Apoio ao Pescador. O evento contará com a participação do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.

    Evento aberto ao público.





1 comentário


Anna Edwards
Anna Edwards
20 de jan.

The sound design in moto x3m shines through its collision effects that change based on speed and impact strength. A small slip sounds completely different from a full-speed crash. This attention to detail enhances the sense of physics and makes the game feel more responsive. Players can almost “hear” how badly they messed up.

Curtir
bottom of page