top of page

Partilhar este conteúdo:

Transboundary Planning in the European Atlantic (TPEA) - Kick-Off em Portugal

Teve lugar na Direção Geral de Política do Mar, nos dias 3 e 4 de Dezembro a primeira reunião do Steering Group “Transboundary Planning in the European Atlantic” desenvolvido entre os cinco Estados Membros da frente atlântica (Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda) e liderado pela Universidade de Liverpool, foi a proposta vencedora do concurso lançado pela Comissão Europeia através da DGMare para o desenvolvimento de um Projecto sobre o Ordenamento do Espaço Marítimo na área do Atlântico.

 

Esta foi a reunião de arranque do projecto do “Transboundary Planning in the European Atlantic” e a primeira reunião do Steering Group, que contou com a participação de 25 participantes. Este projecto terá uma duração de 18 meses e tem um orçamento global de 1,000,000€, estando prevista a organização de um conjunto de outros eventos e workshops com os principais stakeholders. Está também, prevista a edição de uma publicação com os resultados do projecto.

 

A equipa portuguesa foi liderada pela Direção-Geral de Política do Mar e integrou igualmente as Universidades de Aveiro e do Algarve, e contou com o envolvimento da Agência Portuguesa do Ambiente como parceiro.

 

Com este projecto pretende-se desenvolver um trabalho conjunto entre as equipas dos cinco países envolvidos, que traduzem a multidisciplinariedade da temática do Ordenamento do Espaço Marítimo e que procura evidenciar quais as principais questões que se colocam na abordagem transfronteiriça e quais as necessidades de articulação com a gestão integrada das zonas costeiras procurando evidenciar a importância da partilha de dados e de informação entre Estados vizinhos e a necessidade de serem utilizados sistemas de espacialização integrados.

TPEA - Histórico

Início / Políticas e Projetos / Projetos / TPEA / Histórico

share
bottom of page