top of page
Notícia

Início / Notícias / Notícia

31 de outubro de 2018

Prontidão e Resposta à Poluição Marinha – Reunião de Grupo Técnico Consultivo

Teve lugar mais uma reunião anual do Grupo Técnico Consultivo sobre Prontidão e Resposta à Poluição Marinha. A 12.ª reunião deste grupo técnico decorreu nas instalações da EMSA, em Lisboa, no dia 17 de outubro. 

Nesta reunião destacaram-se três pontos: a discussão da proposta que prevê a realização, em 2019, de um teste de stress aos serviços de resposta à poluição por hidrocarbonetos ao nível regional, o qual inclui um exercício na área do Acordo de Lisboa; a apresentação do manual do CEDRE sobre assistência à fauna selvagem em caso de poluição; e a apresentação da operação de combate à poluição provocada pelo acidente do petroleiro BOW JUBAIL no porto de Roterdão em junho de 2018.

A Dra. Inês Trigo, da DGPM, participou nesta reunião em representação do Acordo de Lisboa.

O Grupo Técnico Consultivo sobre Prontidão e Resposta à Poluição Marinha foi criado pela EMSA em 2007. Através desta estrutura, os peritos dos Estados Membros da União Europeia, da Associação Europeia de Comércio Livre e do Espaço Económico Europeu bem como os observadores dos países candidatos à UE têm oportunidade de partilhar informação e boas práticas, promover a colaboração ao nível europeu e contribuir para a melhoria da preparação e resposta à poluição causada por navios e instalações de petróleo e de gás através de iniciativas conjuntas.

Mais informações sobre o Acordo de Lisboa em www.dgpm.mm.gov.pt/acordo-lisboa

Partilhar este conteúdo:

bottom of page