Partilhar este conteúdo:

facebook.png
twitter.png
linkedin.png
28 de maio de 2019
Portugal acolheu a IV reunião do painel de alto nível para a economia sustentável dos oceanos

1/5

Nos dias 27 e 28 de maio, os altos representantes dos Chefes de Estado e de Governo dos países que integram o High Level Panel for a Sustainable Ocean Economy reuniram em Lisboa para analisar e discutir os grandes temas inerentes à proteção e sustentabilidade dos Oceanos.

Representado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, Portugal juntou-se aos restantes 13 países que compõem o painel - Austrália, Canadá, Chile, Fiji, Gana, Indonésia, Jamaica, Japão, Quénia, México, Namíbia, Noruega e Palau. Estes países, em conjunto com a Organização das Nações Unidas (parceira desta iniciativa), prosseguiram com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em busca de soluções que consolidem um uso sustentável dos recursos marinhos.

Reunidos pela quarta vez, os altos representantes sublinharam a importância do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, realçando o papel fundamental que uma economia do mar sustentável deve ter na consolidação de um desenvolvimento sustentável.

Durante os últimos dias, além da apresentação do desenvolvimento dos trabalhos a que o painel se propôs, e que têm como objetivo a identificação de soluções sustentáveis e cientificamente validadas capazes de proteger os Oceanos das ameaças que enfrenta, foram abordados os “Livros Azuis” a elaborar por peritos internacionais, que contribuirão para o relatório de incentivo à ação, a ser lançado pelo painel em 2020.

Sendo um dos poucos países com uma área governativa exclusivamente dedicada ao Mar, Portugal reforça, através da participação ativa nas atividades desta iniciativa, o papel pioneiro que tem apresentado a nível global, posicionando-se assim na linha da frente do grupo de Estados interessados em contribuir para uma governação e exploração sustentável do mar, no quadro do combate às alterações climáticas.

A reunião do painel que é atualmente copresidido pela Noruega e pelo Palau permitiu ainda que Portugal e o Quénia, coorganizadores da Conferência das Nações Unidas para o Oceano 2020 em Lisboa, apresentassem aos demais membros o trabalho já desenvolvido e os próximos passos a cumprir, convidando-os a juntarem-se a esta importante fase de preparação de um evento que se afigura como de importância fulcral para o futuro do Oceano.  

LINKS MAR

oceaninvest.png
logo-bluetech-h.png
logo.png
eeagrants_4x.png

CONTACTOS

Av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho N.6

1495-006 Lisboa, Portugal

Tel: +351 218 291 000

E-Mail: geral@dgpm.mm.gov.pt

Skype: DGPM_Live

REDES SOCIAIS

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

© Todos os direitos reservados, 2019  |  DGPM - Direção-Geral de Política do Mar

Proteção de Dados      |      Avisos Legais     |      Links Úteis     |      Mapa do Site