top of page

Partilhar este conteúdo:

facebook.png
twitter.png
linkedin.png
9 de julho de 2019
Valor Social e Ambiental apoiado pelo Fundo Azul

Combater a fome a irrigar os campos, combater as doenças a purificar a água, combater a pobreza a gerar rendimento, empregar mulheres para combater as desigualdades são as metas alcançadas pela linha de negócio de inovação social, resultante de um acordo internacional entre a consultora tecnológica portuguesa especializada na Economia do Mar – Bluegrowth e a empresa Americana – OffGridBox.


No centro da ação está um equipamento, desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), com a capacidade de dessalinizar e purificar água para abastecer 250 famílias, autonomamente, nos locais mais recônditos do Mundo. Estes estes equipamentos compreendem um sistema de painéis solares para garantir a operação, autónoma e neutral em termos de emissões de carbono, dos sistemas de osmose inversa, filtragem e esterilização de água que se encontram no interior de um contentor de 6 pés.

Com a parceria entre a OffGridBox e a Bluegrowth, estes equipamentos passam a contar com as inovações tecnológicas resultantes do projeto “Ground Zero”, financiado pelo Fundo Azul no âmbito do Edital nº1/2017, “Novos Empreendedores do Mar”. Esta cooperação tecnológica, permitirá que cada equipamento passe a contar com a capacidade de monitorização e operação remota, de modo a garantir qualidade do abastecimento e uma substancial redução dos custos de manutenção. 


Custódia Rebocho, Presidente da Bluegrowth, assinala que “O aumento das atividades antropogénicas e as alterações climáticas irão exigir uma maior aposta em tecnologia para otimizar os processos de dessalinização e purificação de água. Esse novo paradigma coloca o mar na primeira linha do combate aos flagelos sociais e ambientais que assolam o mundo em que vivemos.”


Concebida para abastecer populações, combatendo a proliferação de doenças transmissíveis pela água, como é o caso da cólera, febre amarela, diarreia infeciosa e outras, as OffGridBox também estão preparadas para garantir a irrigação dos campos e a hidratação dos animais, utilizando água do mar. Adicionalmente, os promotores desta iniciativa desenvolveram um modelo de negócio que permite que cada unidade instalada represente uma fonte de receita para as comunidades locais e um posto de trabalho de uma mulher, responsável pela manutenção, operação e gestão dos equipamentos, colocando esta iniciativa na linha da frente do combate á pobreza e ás desigualdades de género.
 

bottom of page