Notícia

16 de fevereiro de 2016

DGPM promove Seminário COPERNICUS

Decorreu no passado dia 15 de fevereiro, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, o Seminário internacional “COPERNICUS: Towards the development of downstream services aiming specific contexts and user needs in the maritime and marine domains”, organizado pela Direção-Geral de Política do Mar. Este seminário contou com a presença de representantes de várias entidades públicas europeias, da academia e da indústria e pretendeu realizar uma reflexão que contribua para a identificação das necessidades e oportunidades que promovam a utilização da informação inovadora produzida no âmbito do programa COPERNICUS, em particular no domínio marítimo e marinho.

 

O COPERNICUS é o programa europeu de observação e monitorização da terra que visa dotar as entidades públicas europeias da informação que permita fazer face às principais prioridades da Europa, nomeadamente, a migração irregular, as alterações climáticas e o Ártico, adaptada à diversidade dos contextos e necessidades dos utilizadores.

 

Tendo em conta o objetivo do seminário foram organizados quatro painéis, o painel 1 contou com a participação da Direção-Geral do Território e do European Union Sate

llite Centre que apresentaram as iniciativas mais recentes e relevantes no âmbito do programa COPERNICUS que poderão vir a ser reutilizados e dar origem a novos serviços direcionados às necessidades especificas das autoridades publicas permitindo melhorar a sua eficiência e eficácia.


No painel 2 a Direção-Geral de Política do Mar e o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia apresentaram as necessidades específicas no contexto operacional da comunidade de utilizadores no domínio marítimo e marinho.


No painel 3 foram apresentadas as capacidades existentes e os desafios tecnológicos que se colocam à utilização da informação produzida no âmbito do programa COPERNICUS, apresentados pelo Norwegian Marine Technology Research Institute (MARINTEK) e pelo National Center for Scientific Research “DEMOKRITOS”, dois dos mais conceituados centros de investigação na Europa na área da tecnologia marinha.


O painel 4 contou com a participação dos representantes da DGGrow e da Embaixada da Noruega que apresentaram as oportunidades de financiamento que podem vir a ser utilizadas para o desenvolvimento de serviços inovadores.

Partilhar este conteúdo:

Início / Notícias / Notícia

LINKS MAR

oceaninvest.png
logo-bluetech-h.png
logo.png
eeagrants_4x.png

CONTACTOS

Av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho N.6

1495-006 Lisboa, Portugal

Tel: +351 218 291 000

E-Mail: geral@dgpm.mm.gov.pt

Skype: DGPM_Live

REDES SOCIAIS

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

© Todos os direitos reservados, 2019  |  DGPM - Direção-Geral de Política do Mar

Proteção de Dados      |      Avisos Legais     |      Links Úteis     |      Mapa do Site