“À Conversa com as Mulheres do Mar”
- mariaferreira42
- 13 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, Messe de Cascais
O Gabinete do Secretário de Estado do Mar e Direção-Geral de Política do Mar, coorganizaram a Sessão “À Conversa com as Mulheres do Mar”, por ocasião da Comemoração do Dia Internacional da Mulher, que teve lugar no dia 8 de março, na Messe de Cascais, no Palácio Seixas e permitiu conhecer algumas das muitas Mulheres que, em Portugal, desenvolvem atividades profissionais ligadas ao Mar, bem como as suas inspiradoras experiências, projetos e expectativas.
A Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva abriu a Sessão dando as boas vindas a todos os participantes e salientou a importância deste dia dedicado à celebração das conquistas das mulheres e aos progressos alcançados na igualdade de género, embora seja da opinião que ainda haja muitos desafios a ultrapassar, em particular, para as mulheres que trabalham nas áreas tradicionalmente ocupadas pelos homens, como é o caso do setor do Mar.
A Sessão contou com a participação de Joana Gaspar de Freitas, Investigadora do Centro de História, da Universidade de Lisboa, que fez um breve enquadramento com um cunho muito pessoal sobre o papel da “Mulher do Mar”, numa perspetiva sociológica e histórica.
A Mesa redonda foi moderada por Teresa Figueira, da Central de Informação, que apresentou as 7 “Mulheres do Mar”, e conduziu a conversa numa abordagem pessoal e intimista, tendo as oradoras dado o seu testemunho e partilhado com a audiência as suas histórias profissionais ligadas ao Mar, que são um exemplo para todas as Mulheres que diariamente exercem a sua profissão com total empenho, altruísmo e dedicação.
Por parte da Marinha, a Capitão-tenente Dóris Fonseca, Comandante de uma Unidade Naval, foi a primeira oradora a testemunhar e a partilhar com a audiência as experiências interessantes vividas num meio profissional essencialmente de homens.
Seguiu-se a vez da Marta Paço, uma jovem surfista portuguesa, atleta do Surf Clube de Viana, bicampeã mundial de surf adaptado, título que conquistou em 2021 e 2022 e que partilhou o seu percurso no Parasurfing, afirmando que apesar deste desporto ser maioritariamente masculino, esta tendência está a mudar e a ter cada vez mais atletas femininas.
Após o testemunho de um exemplo na área do desporto, a Presidente da Associação dos Moradores da Ilha da Culatra (AMIC), na ria Formosa, Silvia Padinha acérrima defensora da sua Ilha, enalteceu as potencialidades da Ilha onde nasceu e a forma como esta comunidade se protege. Referiu também as famílias que hoje habitam na Ilha permanentemente e vivem do peixe e do marisco, com os olhos postos no setor da inovação para um futuro melhor, respeitando os recursos naturais e o ambiente.
A Catarina Grilo, Diretora de Conservação e Políticas, ANP|WWF deu o seu testemunho sobre o percurso profissional, que inclui a investigação, consultoria ambiental, e filantropia, sempre focada na interseção entre ciência e políticas públicas. Em 2020 juntou-se à ANP para assumir a coordenação da equipa de conservação, que abrange as áreas de Políticas, Oceanos e Pescas, Florestas, Vida Selvagem, Alimentação, e Água. Como boa defensora do ambiente, considera-se uma ativista das “boas causas”.
Seguiu-se a Marta Chantal Ribeiro, reconhecida docente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR, Universidade do Porto). Na temática do Direito do Mar, foi pioneira de investigação nesta área em Portugal. Partilhou com a audiência o seu percurso profissional e a falta de informação que existia sobre o Direito do Mar e como isso se transformou numa oportunidade profissional no inicio da sua carreira. Recusa-se a retrocessos na área do Direito do Mar nas conquistas já alcançadas.
Por parte da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, Andreia Afonso, Piloto de ROV deu a conhecer o seu percurso profissional e a sua capacidade de não se limitar a si própria e seguir o que realmente gosta de fazer, pilotar e operar o ROV Luso, um veículo de operação remota, com capacidade de mergulhar a 6000m de profundidade. É realmente uma profissão desafiante!
Eugénia Barroca, representante Regional para a Europa e Lusofonia da Sustainable Oceans Alliance (SOA), é Bióloga Marinha formada na Universidade do Algarve e nutre um amor incondicional pelo Oceano.
Foi esta paixão que a levou ao México, para participar no World Ocean Summit 2018. A SOA, é uma organização que tem como missão apoiar os jovens ativistas que lutam por proteger o Oceano. Tem a consciência e a visão de que o tempo urge e é curto para reverter a situação atual do Oceano.
O Senhor Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa encerrou a Sessão com um breve discurso, congratulando as Oradoras e Moderadora pela sua participação no evento e contributo que, através da Ciência, Investigação, Defesa, Pesca, Desporto, Direito e Ativismo, oferecem a um Mar de tod@s e que tanto enriqueceram a Sessão.
O evento terminou com um Porto de Honra, num ambiente de partilha e amizade!
The online Geometry Dash community is filled with passionate creators and speedrunners. From YouTube tutorials to Discord groups, there are countless resources to help you improve your skills and connect with other players.