top of page

Conferência “Governação do Oceano e Direitos Humanos: Desafios e Oportunidades”

Atualizado: 18 de dez. de 2025

De modo a assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), a DGPM promoveu a Conferência “Governação do Oceano e Direitos Humanos: Desafios e Oportunidades”, que decorreu no Templo da Poesia, em Oeiras, com o apoio institucional do Município de Oeiras.

 

Integrado no Plano de Atividades da Comissão Nacional para os Direitos Humanos, este evento reuniu diversas personalidades de relevo para discutir como a governação do Oceano pode contribuir para a garantia dos Direitos Humanos a nível global.

 

A Conferência contou com intervenções de abertura da Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, e do Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho. A Diretora-Geral de Política do Mar destacou a crescente importância de integrar a dimensão dos Direitos Humanos na governação do Oceano e sublinhou o facto desta sessão reunir personalidades com percursos tão ricos e complementares para explorar as ligações entre Oceano e Direitos Humanos.


 

O Keynote Speaker foi António Vitorino, Presidente do Conselho Nacional das Migrações e Asilo, que partilhou uma reflexão sobre os desafios contemporâneos que ligam as políticas do mar, mobilidade humana e direitos fundamentais, com particular enfoque nas questões associadas aos fluxos migratórios feitos por via marítima.


 

O 1.º Painel da Conferência discutiu estratégias, desafios e oportunidades ligadas à governação do Oceano e Direitos Humanos. Com moderação de Maria Folque (Nova Knowledge Centre for Business, Human Rights and the Environment), juntou os oradores Mónica Ferro (UNFPA - Fundo das Nações Unidas para a População), Pedro Calado (Programa Cidadãos Ativos e European and Media Information Fund da Fundação Calouste Gulbenkian) e Vasco Becker-Weinberg (IPDM - Instituto Português do Direito do Mar).


 

O 2.º Painel, moderado pela Subdiretora-Geral de Política do Mar, Sandra Cruz, reuniu Carlos Costa Pina (Fórum Oceano), Major-General Jorge Ludovico Bolas (Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR) e Manuel Lapão (Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) para um maior foco na Economia Azul sustentável como ferramenta para a promoção dos Direitos Humanos.


 

Coube ao Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, fazer o encerramento da Conferência, tendo elogiado a iniciativa da DGPM e reforçado o compromisso de Portugal com uma governação sustentável e equitativa do Oceano.



 

Após a conferência, teve lugar a inauguração da exposição com os trabalhos finalistas do Concurso “O Oceano é um Direito de Todos”. Lançada pelo programa Escola Azul da DGPM, esta iniciativa desafiou jovens a explorar a ligação entre o Oceano e os Direitos Humanos através da arte. A votação para os trabalhos vencedores está aberta até 15 de dezembro em https://bit.ly/3MoHr9M.

 
 
 

1 comentário


Curtis Simon
22 de dez. de 2025

It's fascinating to see how the conference on Ocean Governance and Human Rights delves into the crucial link between these two realms. The emphasis on integrating human rights into ocean governance is truly enlightening. I wonder how initiatives like Slope

Curtir
bottom of page