Vítor Franco Correia Toma Posse como Novo Presidente da ENIDH

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa


Tomou posse no dia 19 de setembro o novo Presidente da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, Vítor Franco Correia, que sucede a Luís Filipe Baptista.


No seu discurso, o agora Presidente da ENIDH destacou as dificuldades acrescidas às Instituições de Ensino Superior Públicas dada a conjuntura atual, e reforçou a necessidade de aumentar as receitas próprias da instituição pela participação em mais projetos de investigação e desenvolvimento, através de cursos de formação ao longo da vida e de certificação marítima, da prestação de serviços às empresas e realização de pós-graduações. Apelou ainda à colaboração de toda a comunidade escolar para a concretização do plano de ação que apresentou na sua candidatura.


Realçou como prioritária a execução do projeto Blue Hub School, com verbas do PRR, no valor global de 7,5 milhões de euros, que visa implementar um ambicioso projeto de modernização da ENIDH. Neste projeto, estão previstas verbas para reequipamento de laboratórios, aquisição de novos simuladores, modernização de infraestruturas informáticas e a construção de um Centro Internacional de Segurança.


No final da cerimónia de tomada de posse foi efetuada uma visita guiada ao novo Centro de Simulação Marítima da ENIDH, recentemente inaugurado, adquirido com verbas do projeto MARine SIM com financiamento do Programa Crescimento Azul dos EEA GRANTS.


A cerimónia decorreu no auditório do Campus da Escola e contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, que proferiu o discurso de encerramento da sessão. Esta sessão contou com a presença da Embaixadora da Noruega, Presidentes de diversos Institutos Superiores Politécnicos e Escolas não integradas, autoridades da Armada, do vereador da Educação da Câmara Municipal de Oeiras, entre outras entidades ligadas ao setor marítimo e portuário.