top of page
imagem background

Início / Relações Internacionais / World Ocean Assessment

World Ocean Assessment

Partilhar este conteúdo:

facebook
twitter
linkedin

O Processo Regular das Nações Unidas

O Processo Regular das Nações Unidas foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2002, sendo um processo promovido pela Division for Ocean Affairs and the Law of the Sea. O Processo Regular visa contribuir para o reforço da avaliação científica regular o ambiente marinho de forma a melhorar a base científica para a adoção de decisões de política marinha e marítima. O World Ocean Assessment (WOA) é o principal resultado do Processo Regular.

O WOA é a única avaliação global integrada do oceano que abrange aspetos sociais, económicos e ambientais. Um esforço coletivo e contínuo de centenas de especialistas a nível mundial, o WOA serve como base para governos e formuladores de políticas em todo o mundo tomarem decisões informadas sobre questões do oceano em alinhamento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Os diferentes grupos no âmbito do Processo Regular:

Ad Hoc Working Group of the Whole – este grupo supervisiona o Processo Regular e é composto pelos Estados Membros das Nações Unidas sob a liderança de dois copresidentes. Observadores das Nações Unidas, organizações intergovernamentais relevantes e organizações não-governamentais com estatuto consultivo junto ao Conselho Económico e Social também são convidados a participar das reuniões do Ad Hoc Working Group of the Whole. Este grupo reúne-se na sede das Nações Unidas para adotar recomendações à Assembleia Geral. As reuniões do Ad Hoc Working Group of the Whole são realizadas bianualmente. 

Bureau – este grupo tem 15 membros (três representando cada uma das áreas geográficas das Nações Unidas) e executa as decisões e orientações do Ad Hoc Working Group of the Whole durante os períodos intersessões. O Bureau normalmente reúne-se uma vez por mês. 

 

Group of Experts (GoE) – este grupo é composto por um máximo de 25 especialistas (cinco de cada área geográfica das Nações Unidas) tendo em consideração o equilíbrio geográfico e de género e a diversidade de conhecimentos. Sob a supervisão do Ad Hoc Working Group of the Whole, o Group of Experts coordena os trabalhos no âmbito do WOA, propondo a estrutura para cada um dos WOAs e supervisionando o seu desenvolvimento através das contribuições da Pool of Experts. As reuniões deste grupo realizam-se mensalmente à distância e presencialmente duas vezes por ano. A base de dados de peritos do GoE pode ser encontrada aqui.

Pool of Experts – este é um conjunto alargado de peritos com conhecimentos nas áreas a abordar nos WOAs que apoia a redação dos capítulos dos WOAs. No WOAII participaram mais de 780 peritos de todo o mundo. O terceiro ciclo do Processo Regular também exigirá uma grande Pool of Experts. A base de dados de peritos pode ser encontrada aqui.

National and Intergovernmental Focal Points – Os Pontos Focais Nacionais (NFPs) e Pontos Focais Intergovernamentais (IFPs) são designados pelos Estados Membros e pelas secretarias de agências, programas, fundos e órgãos especializados relevantes das Nações Unidas e os secretariados de organizações e convenções relacionadas, respetivamente, para facilitar a implementação do programa de trabalho no âmbito do Processo Regular. 

 

Secretariado – A Division for Ocean Affairs and the Law of the Sea das Nações Unidas foi designada pela Assembleia Geral como Secretariado do Processo Regular. O Secretariado presta apoio às instituições do Processo Regular e implementa os mandatos que recebe da Assembleia Geral, inclusive em relação à implementação do programa de trabalho para cada ciclo.

Ciclos do Processo Regular: 

O primeiro ciclo do Processo Regular que deu origem ao WOAI teve lugar entre 2010-2014. O segundo ciclo do Processo Regular que deu origem ao WOAII teve lugar entre 2016-2020. O terceiro ciclo do Processo Regular, que dará lugar ao WOAIII, teve início em 2021 e terminará em 2025.

 

Anchor 1
Anchor 2
Anchor 3

Os World Ocean Assessments

WOAI

O resultado do primeiro ciclo foi o WOAI, um relatório de quase 1000 páginas preparado por especialistas de todo o mundo, detalhando o estado global do oceano, a extensão do conhecimento humano sobre o oceano e o efeito das atividades humanas sobre o oceano. O WOAI foi divulgado no final de 2015 e pode ser encontrado aqui. Nele, os especialistas alertam que o oceano está a enfrentar grandes pressões em simultâneo, com impactos tão grandes que os limites de sua capacidade estão prestes a ser atingidos, ou em alguns casos, já foram atingidos. Indicam também que é necessária uma ação urgente à escala global para proteger os oceanos. Neste relatório que é considerado a situação da referência do oceano global participaram no WOAI 4 peritos nacionais.


Baseados do WOAI foram desenvolvidos três relatórios técnicos em baixo:

 

 

 

WOAII

O WOAII é o principal resultado do segundo ciclo do Processo Regular, tendo sido desenvolvido por 300 especialistas mundiais num esforço coletivo e interdisciplinar. O WOAII fornece informação científica sobre o estado do meio ambiente marinho de forma abrangente e integrada para apoiar decisões e ações para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o Objetivo 14, bem como a implementação dos objetivos societais da Década das Nações Unidas da Ciência do Oceano para a Sustentabilidade Desenvolvimento. O relatório pode ser encontrado aqui. Participaram neste relatório 30 peritos nacionais.
 

O Terceiro Ciclo do Processo Regular (2021-2025)

O terceiro ciclo do Processo Regular foi lançado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2019, para o período de 2021 a 2025. De acordo com o programa de trabalho, um dos resultados deste ciclo será a produção de uma ou mais avaliações do meio marinho, incluindo aspetos socioeconómicos (WOAIII). O terceiro ciclo do Processo Regular fornecerá ainda suporte para outros processos intergovernamentais relacionados com o oceano. O terceiro ciclo também incluirá uma componente de capacitação com o objetivo de fortalecer a relação entre a ciência e a política oceânica nos níveis nacional, regional e global.

Workshops Regionais:

No âmbito do desenvolvimento do WOAIII irão ocorrer duas fases de workshops regionais

 

 

  • A primeira fase, até ao fim de 2022, promove atividades de capacitação e discussão das áreas temáticas a focar no WOAIII; 

  • A segunda fase decorrerá após aprovação da estrutura do WOAIII e promoverá discussões mais aprofundadas para o desenvolvimento do relatório no âmbito deste terceiro ciclo.

 


Espera-se que os workshops regionais sirvam de mote para reforçar a capacidade dos Estados em participar no Processo Regular e no WOA. Espera-se também que possam promover uma representação geográfica mais ampla na nomeação de especialistas para a Pool of Experts do Processo Regular. A lista de workshops do WOAIII pode ser encontrada aqui.

Anchor 4

A participação de Portugal no Processo Regular/WOA

Portugal encontra-se representado no Processo Regular das Nações Unidas nos seguintes grupos:

 

  • Ad Hoc Working Group of the Whole, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

  • Group of Experts, através da Professora Maria João Bebianno.

  • Pontos Focais Nacionais, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o apoio do  Ministério dos Negócios Estrangeiros . Uma das suas funções consiste em orientar e promover o envolvimento de peritos nacionais no processo, incluindo a nomeação de peritos para o Pool of Experts.

  • Pool of Experts, no âmbito do WOAII, através da participação de 30 peritos nacionais. A lista de peritos nacionais envolvidos no Pool of Experts pode ser encontrada aqui.

 


A coordenação nacional deste processo é efetuada, a nível institucional, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, pelo Ministério da Economia e do Mar (DGPM) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT). Este grupo de coordenação nacional, conta ainda com a Professora Maria João Bebianno, CIMA, da Universidade do Algarve.

Anchor 5

Processo para a participação de novos peritos nacionais no processo

Após a identificação da expertise necessária para o(s) WOA(s) do terceiro ciclo do Processo Regular, a ser concluída no início de 2023, os Estados serão incentivados a nomear especialistas adicionais por meio dos respetivos Pontos Focais Nacionais. As organizações intergovernamentais, fundos, órgãos e programas das Nações Unidas, assim como as os Secretariados das Convenções e processos intergovernamentais relevantes serão também convidados a recomendar peritos para o Group of Experts.


Para mais detalhes, consulte o mecanismo para o estabelecimento do Group of Experts para o terceiro ciclo do Processo Regular.


Caso esteja interessado em participar como perito nacional, veja por favor contacto abaixo.

Anchor 6

Eventos Nacionais

Sessão "Coordinating Authors", 19 e 20 de fevereiro de 2024

Nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro, Portugal acolhe a reunião dos Autores Coordenadores no âmbito do Processo Regular das Nações Unidas, para o desenvolvimento da 3.º Avaliação Global do Estado do Oceano (WOA III). Um evento sob os auspícios das Nações Unidas, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Fundação Oceano Azul.

A reunião agregará peritos científicos de todo o mundo que encetarão os trabalhos de planeamento e coordenação do WOA III, procurando discutir as orientações para as equipas de redação, rever métodos e, ainda, acertar a linha temporal para o processo. O relatório que daí resulta, único com a chancela das Nações Unidas, é fundamental para promover políticas do oceano baseadas no conhecimento científico.

Webinar “O Processo Regular / World Ocean Assessment”, 8 de novembro de 2022

O Webinar teve lugar em formato online no dia 8 de novembro de 2022. O evento teve como objetivos:

1) divulgar o Processo Regular/WOAIII, bem como os dois Ciclos anteriores (WOAI e WOAII);

2) explicar as mais-valias da participação portuguesa neste processo;

3) angariar novos peritos para as áreas em que Portugal está sub-representado, incluindo na componente socioeconómica; e

4) fortalecer as restantes áreas com mais peritos envolvidos.

 

O vídeo do evento pode ser visualizado em baixo.

Anchor 7

Notícias

 

Simpósio Internacional do Processo Regular das Nações Unidas, 12 e 13 de dezembro de 2023

WorldOceanAssessment_SimposioDecadaOceano.jpg

Realizou-se em 12 e 13 de dezembro na sede da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, em Paris, um Simpósio Internacional do Processo Regular das Nações Unidas sobre o reforço da interface ciência-política organizado pela Divisão dos Assuntos do Oceano e do Direito do Mar das Nações Unidas em colaboração com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO.

Os temas discutidos no simpósio foram a importância da comunicação em ciência e da Literacia do Oceano com elementos chave para a interface ciência- política. O apoio da Década da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável como geradora de conhecimento para apoiar o terceiro relatório da Avaliação Estado do Oceano incluindo os Aspetos Sócio-Económicos necessário para se alcançar um oceano saudável, seguro e resiliente para o desenvolvimento sustentável para além de 2030 e a identificação de mecanismos, desafios, oportunidades e necessidades de capacitação para o reforço dos mecanismos da interface ciência política. nas diferentes regiões do oceano

O Simpósio teve uma excelente adesão em que participaram cerca de 250 participantes e as discussões foram muito participadas. Maria João Bebianno, membro do Grupo de Peritos do Processo Regular das Nações Unidas, coordenou e moderou duas das sessões regionais em que se debateram os mecanismos, desafios, oportunidades e necessidades de capacitação. no Oceano Pacífico e no Oceano Atlântico Norte, no Mar Báltico, no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro.

Anchor 8

Contactos

FCT, MCTES – Victor Silva, Ponto Focal Nacional

logos
bottom of page