top of page

Reveja o lançamento no oceano do WEST, NADA e Crimson Voyager, três veleiros educativos do projeto “Educational Passages PT”, que iniciaram uma regata transatlântica a partir da Madeira.

Os três mini-veleiros trabalhados por alunos portugueses, espanhóis, escoceses e americanos foram lançados no Atlântico a 13 de novembro, ao largo do Funchal. É a mensagem na garrafa, versão século XXI. Neste caso, as mensagens vão a bordo de pequenos barcos, com metro e meio de comprimento, que são lançados no oceano completamente à sorte dos ventos e das correntes. Cada veleiro dispõe de um equipamento GPS e um transmissor por satélite ligado a um sistema da agência americana NOAA. Os alunos podem assim acompanhar diariamente o percurso do seu barquinho no website da NOAA.

O lançamento destes mini-veleiros integrou-se no projeto “Educational Passages PT”, coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar em parceria com o Instituto Superior Técnico (centro de investigação ISR-Lisboa). O triplo lançamento realizou-se na Madeira, com o apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal (polo do Observatório Oceânico da Madeira), da Marinha e do Clube Naval do Funchal.

O WEST, o NADA e o Crimson Voyager foram os mini-veleiros envolvidos nesta autêntica regata internacional e transoceânica e todos eles tinham já muitas histórias para contar:

WEST – Lançado ao mar em dezembro de 2013 por alunos da Escola de Westbrook, no Maine (E.U.A.). Chegou a Portugal quase um ano depois, onde foi trabalhado por alunos de duas escolas da Nazaré (EB 2,3 Amadeu Gaudêncio e Externato D. Fuas Roupinho). Devolvido ao mar em junho de 2015, voltaria imediatamente a Portugal, obrigando a novo lançamento. Foi lançado da Madeira em janeiro de 2016 e ficou à deriva no mar durante sete meses até ser recuperado na Escócia onde foi trabalhado pela Escola de North Uist. Tendo em vista o lançamento de 13 de novembro, a professora Marri Morrison veio de carro desde a Escócia até Portugal para nos entregar o WEST!

NADA – Trabalhado em Almada pela EBS Anselmo de Andrade, foi lançado a partir da Madeira em janeiro de 2017. Ficou no Atlântico apenas um mês, dando à costa na praia de Esposende.

Crimson Voyager – Lançado por alunos da Escola de Morristown-Beard, de New Jersey (E.U.A.), no Natal de 2015. Atravessou o Atlântico e, em abril de 2016, foi resgatado em Cádiz (Espanha) e entregue a alunos da Escola Reyes Catolicos que o trabalharam ao longo do ano.

Educational Passages PT

Partilhar este conteúdo:

bottom of page