top of page

Estratégia Marítima do Atlântico

Durante 2023, Portugal assume a Presidência

No decorrer deste ano, Portugal assume a Presidência da Estratégia Marítima do Atlântico, prevendo-se a realização de 4 Reuniões do Comité Técnico, 1 Conferência de Stakeholders e 1 Conferência Ministerial de forma a promover uma discussão alargada dos 4 pilares do Plano de Ação para o Atlântico 2.0, designadamente:


• 𝐏𝐈𝐋𝐀𝐑 𝐈: Os portos do atlântico enquanto pontos de entrada e placas giratórias da economia azul

• 𝐏𝐈𝐋𝐀𝐑 𝐈𝐈: Competências azuis do futuro e literacia oceânica

• 𝐏𝐈𝐋𝐀𝐑 𝐈𝐈𝐈: Energias renováveis marinhas

• 𝐏𝐈𝐋𝐀𝐑 𝐈𝐕: Um oceano saudável e zonas costeiras resilientes


O objetivo do presente Plano de ação para o Atlântico 2.0 é libertar o potencial da economia azul na região atlântica, preservando simultaneamente os ecossistemas marinhos e contribuindo para a atenuação das alterações climáticas e a adaptação aos seus efeitos.


Recorde-se ainda que Portugal teve um importante papel na elaboração, e também no lançamento da primeira Estratégia Marítima para o Atlântico (que se realizou em Lisboa, em 2011), bem como na elaboração do 1.º Plano de Ação para o Atlântico (em 2013).



ree

2 comentários


Amanda Oralie
Amanda Oralie
03 de set.

Great to see Portugal once again taking a leadership role in the incredibox Atlantic Maritime Strategy. The focus on blue skills, renewable energy, and resilient coasts shows real vision for the future of the ocean and the communities that depend on it.

Curtir

Fara Pioky
Fara Pioky
19 de ago.

Poor Bunny is a fast-paced arcade platformer that combines humor, chaos, and challenge into one exciting game.

Curtir
bottom of page