A DGPM promoveu, no Japão, a discussão em torno da Estratégia para o Mar e da Literacia do Oceano.
- simaorodrigues6
- 22 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de out.
Realizou-se ontem, na Expo 2025, em Osaka, o evento “OCEAN: Designing Future Society for Our Lives”, promovido pela DGPM - Direção-Geral de Política do Mar no âmbito da "Semana do Mar" que a AICEP e o Fórum Oceano dinamizaram, em colaboração com a DGPM - Direção-Geral de Política do Mar e a Docapesca - Portos e Lotas, S.A.

A sessão, que contou na sua abertura com a intervenção do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, permitiu realçar a importância da estratégia e da literacia para o reforço das políticas públicas no domínio do Oceano.
Ainda na sessão de abertura, a Diretora-adjunta do Pavilhão de Portugal, Cláudia do Carmo, destacou a relevância da ligação de Portugal ao Oceano, evidenciada na forte mensagem que o Pavilhão de Portugal transmite a todos os visitantes da Expo 2025 Osaka.
O evento contou com a participação de oradores de Portugal, do Japão, do Brasil e de Cabo Verde, acolhendo na plateia participantes de países parceiros de Portugal na área dos assuntos do mar, como foi o caso do Canadá.
No painel dedicado às estratégias nacionais para o Mar e aos seus modelos de governação, o Diretor de Serviços de Estratégia da DGPM, Pedro Henriques Gonçalves e o Diretor do Secretariado Nacional para a Política Oceânica do Japão, Koichi Warisawa, destacaram boas práticas e identificaram desafios que consideraram poder tornar-se oportunidades para reforço de laços bilaterais neste domínio, podendo assim ser dada continuidade à aproximação proporcionada por este encontro.
A literacia do Oceano foi alvo de reflexão e análise, com apresentação de exemplos inspiradores identificados em Portugal, Brasil e Cabo Verde, em painel que contou com a participação da Chefe de Divisão de Comunicação Estratégica da DGPM, Maria João Ferreira, da Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Andrea Latgé, e do Presidente da Fundação Carlos Albertino Veiga de Cabo Verde, Paulo Jorge Lima Veiga.
O evento culminou com a assinatura de um Protocolo de Cooperação em Literacia do Oceano entre a DGPM e a Fundação Carlos Albertino Veiga, reforçando o compromisso conjunto com a capacitação das sociedades para a proteção do Oceano e uma economia azul inclusiva e resiliente.
Na sessão de encerramento, a Diretora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, evidenciou a importância deste momento para fortalecer a cooperação internacional e continuar a impulsionar a missão da DGPM no âmbito da Estratégia Nacional para o Mar e na Literacia do Oceano.




Comentários